26 de agosto de 2010

A volta as origens

Depois de 1 ano em erasmus na bota, mais conhecida por Italia, retornarei ao meu belo Portugal que eu sinto tanta falta. Uma coisa vos digo, à vista da Italia, Portugal é um pais muito caloroso em termos de sociedade, já na Italia, as pessoas mais novas so se preocupam em estar esbeltas e magras. Aqui no norte de Italia andamos na rua é só top models na rua são mais magras que uma espinha, mas se não fosse pelas 20h de exercicio que fazem por semana, eram mais gordas que a MobyDick. Eles aqui tem 2 pratos por refeição, onde o primeiro é massa e o segundo é carne ou peixe.
Quanto as pessoas mais velhas, são as unicas que não são superficiais. Essas pessoas fazem lembrar um pouco o nosso Portugal. Falam conosco dentro do comboio, nas paragens dos autocarros, no banco ou até nos correios, só mesmo para passar o tempo.
Bem enquanto por ca estive, actualizei a minha leitura, aqui tem um sistema bibliotecario incrivel, todas as bibliotecas da zona estao interligadas, e com 1 so cartao temos acesso a todos os livros. Imaginem em todo o Alentejo com 1 cartão da biblioteca poder levantar livros. Mas melhor, melhor é com um click podemos saber em que biblioteca existem os livros que queremos, se estão ja emprestados e podemos também reservar isto tudo sem sair da casa.
Mas voltemos aos livros que li, é certo que não existem muitos livros portugueses por cá, mas deu para ler Rita Ferro em "Uma mulher não chora" gostei muito deste particularmente, li tambem António Lobo Antunes em "O Manual dos Inquisidores" um livro bastante confuso para o meu gosto, li todas as obras de Dan Brown em ingles, ainda tentei em italiano mas era muito complicado.

Fazendo um balanço, Italia não chega aos calcanhares de Portugal, nos em termos sociais somos muito melhor. Mas as unicas coisas que vou ter saudades daqui vai ser as pizzas (BRUTAL), os gelados (que são caseiros), a neve (andei a fazer Sky pela 1ª vez e adorei) e o mais importantes de todos o meu Rambo Inacio aka Bruno Simoes (que vai ca ficar pelo menos mais 2 anos).
Bem quando eu acabar tudo la por Portugal posso voltar e fazer-lhe companhia novamente.